A segmentação de contato é a etapa onde iremos dividir os contatos ou leads em grupos com características semelhantes (robôs de prospecção, canal de origem, produto e etc) para que você possa enviar e-mails personalizados que conversem diretamente com este grupo de contatos ou leads.
Como cadastrar uma segmentação de contatos para o fluxo de cadência de e-mails?
No Pcontrol existem duas formas de cadastrar uma segmentação de contatos. A segmentação rápida e a segmentação personalizada.
A principal diferença entre as duas formas de segmentação é a quantidade de opções que temos para segmentar os grupos de contatos. No segmentação rápida são 3 opções e na segmentação personalizada são mais de 9 opções.
Caso você deseje criar uma segmentação rápida, clique aqui para acessar o passo a passo.
Neste passo a passo vamos mostrar como cadastrar a segmentação personalizada. Por favor, escolha a opção Segmentação Personalizada.
1. No menu principal do Pcontrol, clique no Menu Fluxos.
2. Em seguida, nas opções do Menu, clique em Segmentação de Contatos.
3. Na tela da Segmentação de Contatos, clique no botão verde Cadastrar.
4. Abrirá uma janela para selecionar o tipo da segmentação de contatos.
5. Selecione Segmentação Personalizada.
6. Em seguida clique no botão verde Confirmar.
7. Na tela da Segmentação Personalizada de Contatos, escolha opções para montar a segmentação.
8. No Nível 1: Características Iniciais
- Defina o Nome da Segmentação
- Escolha um nome ao seu critério para dar a segmentação.
- Selecione o Status da Negociação
O status da negociação é a situação onde determinada negociação se encontra no momento atual dentro do Pcontrol.
No campo Status da Negociação existem as seguintes opções:
- Aberto no funil: Negociações que estão abertas no funil de vendas
- Lista de Oportunidade: Negociações que estão na lista de oportunidades (geralmente no período de enriquecimento)
- Ganha: Negociações onde a venda foi efetuada
- Perdida: Negociações onde a venda não foi efetuada
- Pendentes de Pagamento: Negociação aguardando o pagamento do cliente, na lista de pendentes de pagamento
- Removida do Funil de Vendas: Negociações removidas dos funil de não venda
Canal de Origem: O canal de origem é meio pelo qual o contato ou lead entrou no Pcontrol:
No campo Canal de Origem existem as seguintes opções:
- Gerador de Leads: Contatos entregues pelos robôs de prospecção do Pcontrol
- Importação de Planilhas: E-mails de empresas importadas através de planilha
- Indicação: E-mails de empresas que entraram na base por indicação
- Manual: E-mails de empresas cadastradas manualmente no funil
- Prospecção Ativa: E-mails de empresas prospectadas ativamente
OBS.: É importante saber que as únicas opções obrigatórias são as opções do nível 1, as opções dos demais níveis não são obrigatórias, com exceção da data de no nível 3
11. Escolhendo qualquer opção de Status e a Origem irá habilitar no Nível 2 os campos para selecionar o robô, o produto e score.
- Robô de Prospecção: Se no Nível 1, na opção canal de origem você escolheu Gerador de Leads (Padrão), no Nível 2 será mostrada a opção
- Robô de Prospecção que é o robô que buscou e entregou o contato ou leads para você.
- É possível manter a opção “Selecione” para carregar os contatos de todos os robôs.
Obs.: Importante! A segmentação carrega apenas 1000 contatos, selecionar mais de um robô pode exceder esse limite e não será permitido salvar a segmentação.
13. Produto: O produto negociado com o contato ou lead
- É possível selecionar um dos produtos cadastrados na plataforma para uma cadência direcionada para o público que consome esse determinado produto.
14. No próximo campo é possível selecionar o score para uma cadência específica para clientes dentro da pontuação alvo.
Score: O Lead Scoring é uma pontuação que cada negociação aberta no seu pipeline de vendas recebe. Essa pontuação que vai de 0 a 100 mostra quão próximo o cliente está ou qual a qualidade desta negociação em comparação com outras vendas já realizadas.
15. O Nível 3 se resume ao período de cadastro do contato ou leads que você escolher. Este período está associado diretamente com a opção Status da Negociação no Nível 1.
16. No campo Entrega Remessas Robô de (*): selecione a data que delimita o período dos contatos que deseja carregar na segmentação.
Período Indeterminado da Segmentação de Contatos: Quando o campo Entrega Remessas Robô até (Período indeterminado): é deixado em branco, o período de ação da negociação é indeterminado.
Por exemplo:
Se você segmentar pelo Status Lista de Oportunidade com Canal de Origem Gerador de Leads com Data de 01/01/2020 e Data Até vazio ou em branco, a cada remessa que os robôs encontrarem os contatos serão inseridos nos fluxos de cadência assim que eles forem atualizados.
Esta regra se aplica a todos os Status, como ganho, perda e etc. Ou seja, a cada ganho dado os contatos serão adicionados aos fluxos de cadência assim que eles forem atualizados.
Selecionando esta opção
- Status Ganha: Ganha de e ganha até: Período onde a negociação foi ganha. Ou seja, o período onde a venda foi efetuada.
Selecionando esta opção:
- Status Perdida: Perdida de e perdida até: Período onde a negociação foi ganha. Ou seja, o período onde a venda foi perdida.
Selecionando esta opção:
- Status Pendente de Pagamento: Pendente de pagamento de e Pendente de pagamento até: Período onde a negociação foi ganha. Ou seja, o período onde está aguardando o pagamento.
Selecionando esta opção:
17. O próximo passo é clicar no botão verde Salvar para sua segmentação de contatos.
18. Confira a quantidade de contatos que serão carregados na segmentação de contatos
Clique em clique no botão azul Ok para confirmar
É recomendado delimitar o período para carregar no máximo 500 contatos ou segmente grupos menores de contatos para obter maior êxito nas prospecções.
Segmentação Rápida de contatos salva com sucesso.
19. Clique em OK (Botão Azul)
Ainda na tela da Segmentação de Contatos
20. Clique no botão verde Sim, criar um fluxo de cadência de e-mails agora.
21. Você será direcionado para a tela de criação do Fluxo de Cadência de E-mails Personalizado.